Inauguração do Pavilhão Brasil no PDAC reúne delegação brasileira da indústria mineral

A inauguração do Pavilhão Brasil no Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) 2024 marcou o início de um evento crucial para o setor de mineração internacional. Com a presença de uma delegação brasileira composta por representantes de empresas, entidades governamentais e profissionais do ramo, o interesse pelo Brasil foi notavelmente evidente, especialmente no que diz respeito aos minerais essenciais para a transição energética.

O PDAC 2024, realizado em Toronto, Canadá, trouxe à tona discussões cruciais sobre Sustentabilidade, Inclusão, Mercado de Capitais e, em particular, Minerais Críticos.

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes dos povos indígenas (First Nations), ressaltando a importância do diálogo na condução responsável da mineração, com benefícios inclusivos para todas as comunidades envolvidas.

A presença brasileira no PDAC 2024 foi marcada pelo Brazil-Canada Mining Brunch e pela inauguração do Pavilhão Brasil, ambos eventos que contaram com a participação de representantes governamentais e do setor privado. O interesse pelo Brasil foi notável, especialmente em relação aos minerais essenciais para a transição energética, como o lítio e as terras raras.

Brasil no PDAC 2024: Destaque para Minerais Críticos e Cooperação Internacional

Destacando a relevância dos minerais críticos, o governo canadense anunciou medidas significativas para impulsionar esse setor, incluindo incentivos fiscais e investimentos substanciais em tecnologia e inovação.

Além disso, durante o evento, foi assinado um acordo-quadro de cooperação entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Serviço Geológico Britânico (BGS), visando impulsionar projetos de pesquisa mineral, com foco em minerais críticos e outros recursos estratégicos.

O destaque da segunda edição da publicação intitulada “An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil – Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil” durante o PDAC 2024 reforçou ainda mais o potencial brasileiro nesse setor.

Elaborada por especialistas em geociências do SGB, essa publicação destaca o potencial do Brasil para a produção de minerais classificados como estratégicos para o país, incluindo alumínio, cobre, cromo, ouro, grafita, minerais de lítio, níquel, fosfato, platina, potássio, Elementos Terras Raras, tungstênio, urânio e zinco.

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, falou sobre a importância das informações geocientíficas consolidadas, que evidenciam o potencial do Brasil para ser grande produtor dos minerais fundamentais para a transição energética e segurança alimentar:

Esses dados são cruciais para o setor produtivo e para formulação de políticas públicas, pois facilita o planejamento estratégico de uma cadeia global de fornecimento de minerais críticos e engloba mapas com a localização exata dos depósitos minerais”, afirmou.

Para acessar a publicação completa, clique aqui.

A pesquisadora do SGB Sulsiane Souza Gaia enfatiza que o PDAC representa a maior convenção global sobre pesquisa mineral, mineração e desenvolvimento de projetos. Ela também ressaltou:

Nesta edição, realçamos o potencial brasileiro em minerais críticos para a transição energética e segurança alimentar, apresentando dados detalhados e reafirmando a posição de liderança do Brasil no panorama internacional dos minerais críticos”.

O documento também fornece detalhes sobre depósitos minerais, recursos disponíveis e potencial geológico de uma determinada Província Mineral, direcionando essas informações aos profissionais do setor e investidores, fortalecendo a atração de investimentos para o setor mineral brasileiro.

A presença brasileira no PDAC 2024 reafirma o compromisso do país em promover um setor mineral responsável e sustentável, alinhado com as melhores práticas globais e as necessidades da transição energética e do desenvolvimento econômico.

Missão brasileira

O SGB será representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir Costa da Conceição; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em Toronto (BCCC), e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.

Fonte de notícias: Núcleo de Comunicação -Serviço Geológico do Brasil; ADIMB; e Brasil Mineral
Imagens: Pablo Peixoto/SGB

Print Friendly, PDF & Email
Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Compartilhe: 

    Tags: Informativos, Meio Ambiente e Sustentabilidade

    Leia também: