Serviço Geológico do Brasil Suspende Temporariamente Leilões de Ativos Minerários 

Os Leilões de Ativos Minerários, aguardados para o próximo dia 23 em Brasília, foram temporariamente suspensos. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), órgãos ligados ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciaram conjuntamente a decisão.

A medida visa proporcionar às empresas interessadas um prazo estendido para melhor preparo técnico e participação nos certames. Informou o Núcleo de Comunicação do SGB.

Os leilões compreendiam áreas ricas em minerais como ouro, diamante, fosfato, caulim e agrominerais, distribuídas nos estados de Tocantins, Pará, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

A suspensão temporária dos leilões foi oficializada por meio dos Avisos de Suspensão publicados no Diário Oficial da União, referindo-se aos Leilões nº 1/2023, 2/2023, 3/2023, 4/2023 e 5/2023 da CPRM.

A Comissão Especial de Licitação (CEL) está empenhada na definição de novas datas para esses eventos, as quais serão comunicadas nos canais oficiais do SGB, CPRM e no Diário Oficial da União.

Anteriormente, os Avisos de Licitação nº 1/2023 – CPRM já haviam sido publicados, revelando a oferta de 27 áreas para prospecção de ouro, diamante e agrominerais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Para ler na íntegra o Aviso de Licitação nº 1/2023 – CPRM, clique aqui.

Essas áreas foram descobertas em décadas passadas pelo Serviço Geológico do Brasil nos estados do Pará, Tocantins, Pernambuco e Bahia, incluindo fosfato e caulim entre os minerais presentes.

Projetos como Agrominerais Aveiro no Pará, Ouro de Natividade em Tocantins, Diamante Santo Inácio na Bahia, Fosfato de Miriri na Paraíba e Pernambuco, e Projeto Caulim no Rio Capim no Pará, estão entre os focos desses leilões.

Os depósitos minerais nesses projetos variam, com alguns estimando recursos significativos, como os 500 milhões de toneladas de calcário no Agrominerais Aveiro.

A Sessão Pública do Leilão estava originalmente agendada para outubro e, após a suspensão temporária, a data redefinida será amplamente divulgada para garantir a participação plena das empresas interessadas. Esses eventos representam oportunidades essenciais para a expansão e fortalecimento do setor de mineração no Brasil, e a expectativa é de que as novas datas dos leilões sejam anunciadas em breve.

Fonte de notícia: Núcleo de Comunicação – SGB

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.