Equinox Resources: Nova Investida Australiana no Setor de Mineração Brasileiro

A Equinox Resources, empresa australiana listada na bolsa de Sydney (ASX:EQN), está desembarcando no Brasil com um ambicioso plano de investimento para explorar e desenvolver projetos de terras raras e nióbio, minerais cruciais para a transição energética global.

Sob a liderança de Zac Komur, diretor executivo da empresa, a Equinox está destinando um investimento inicial de R$ 10 milhões para iniciar operações no país, visando áreas estratégicas na Bahia e em Minas Gerais.

Explorando o Potencial Brasileiro: Bahia e Minas Gerais em Foco

Na Bahia, a empresa está concentrando seus esforços no Projeto Campo Grande, localizado na região de Jequié, com uma área de 1.755,2 km². Este projeto detém o potencial de se tornar um dos maiores depósitos de elementos de terras raras (REE) do mundo, contendo rocha dura, areia monazita e argila iônica.

A Equinox está iniciando uma campanha de prospecção nesta região, utilizando estudos geofísicos regionais para orientar suas operações de perfuração.

Komur enfatizou a importância desta abordagem:

Os principais alvos de exploração foram identificados através de estudos geofísicos regionais, que ajudaram a orientar o planejamento da campanha de perfuração”, afirmou o executivo.

Zac Komur apresentou projetos da Equinox na Agência Nacional de Mineração. Imagem: Warley Pereira

Em Minas Gerais, a Equinox está focada em dois projetos importantes:

O primeiro, Projeto Mata da Corda, cobre uma área de 847,2 km² na região REE da Província Ígnea do Alto Paranaíba de Patos de Minas. Aqui, a empresa planeja realizar uma campanha de amostragem para definir os alvos de perfuração.

O segundo projeto, Canastra Nióbio, abrange uma área de 606,2 km² na mesma província, entre Araxá e Patrocínio. Komur explicou a decisão da empresa em diversificar seus ativos no Brasil, destacando o domínio do país no mercado global de nióbio, principalmente na região da Província Ígnea do Alto Paranaíba.

O domínio do Brasil no mercado global de nióbio é atribuído principalmente às suas formações geológicas únicas, especialmente na Província Ígnea do Alto Paranaíba (APIP), que atualmente responde por mais de 95% da produção global de nióbio e abriga depósitos significativos de nióbio em Araxá e Catalão”, disse o executivo.

Compromisso com o Desenvolvimento e Parcerias no Brasil

Além de apresentar seus projetos, Komur esteve em Brasília para se encontrar com autoridades , incluindo representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Mineração.

O diretor australiano foi acompanhado por uma equipe de especialistas, incluindo Luciano Bruno Oliveira, gerente de exploração da empresa no Brasil, Giancarlo Silva, diretor da Ígnea Geologia e Meio Ambiente, e Daniel Pires, gerente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM).

Ele destacou que além do potencial mineral do país, a segurança jurídica e a infraestrutura foram fatores-chave na decisão da Equinox de investir no Brasil.

A Equinox possui expertise para desbloquear valor de seus ativos, agilizando o caminho desde os estudos até à produção, ao mesmo tempo que priorizamos consistentemente a extração sustentável e eficiente. E O Brasil é um polo de mineração reconhecido mundialmente, possui infraestrutura e políticas de mineração favoráveis. Isso o torna um local ideal para a Equinox crescer e prosperar. Olhando para o futuro, estamos entusiasmados em iniciar nosso programa inicial de perfuração,” ressaltou Komur.

Encontro com representantes do Ministério de Minas e Energia em Brasília. Imagem: Warley Pereira

Durante as reuniões em Brasília, Komur recebeu apoio e interesse das autoridades brasileiras. Rodrigo Cota, diretor de Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia, expressou o interesse do Brasil em receber investimentos de empresas como a Equinox, reconhecendo sua capacidade de alto desempenho.

Roger Cabral, diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), enfatizou o interesse da agência em garantir que os projetos da Equinox no Brasil obtenham resultados rápidos e desbloqueiem valor tanto para os acionistas quanto para as comunidades locais.

Ele reiterou o compromisso da ANM em apoiar iniciativas de mineração, como a da Equinox, destacando o papel fundamental da agência na promoção do desenvolvimento sustentável e na criação de oportunidades econômicas para as regiões envolvidas nos empreendimentos.

O deputado Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, agradeceu a visita de Komur e convidou o diretor para participar de reuniões com parlamentares da Bahia e de Minas Gerais, proporcionando uma oportunidade para compartilhar os planos e objetivos da Equinox no Brasil.

Encontro com o deputado Zê Silva na Câmara dos Deputados em Brasília. Imagem: Warley Pereira

A Equinox Resources, que também possui ativos na Austrália e no Canadá, está entusiasmada em iniciar seu programa inicial de perfuração no Brasil. Komur concluiu que a empresa está comprometida em enfrentar os desafios do setor de mineração com agilidade e entusiasmo, buscando criar e garantir valor duradouro em todas as suas operações.

“Ficar parado não é uma opção para nós. Navegamos pelo cenário dinâmico do nosso setor com agilidade e entusiasmo. Persistimos em meio aos desafios, não apenas para cumprir metas, mas para criar e garantir valor duradouro,” disse Komur.

A chegada da Equinox Resources ao Brasil marca um passo significativo para o setor de mineração do país, trazendo consigo investimentos substanciais e um compromisso com a exploração responsável e sustentável de recursos minerais essenciais para a transição energética global.

Informações de fonte: Brasil MineralMinera BrasilEquinox Resources

Imagens: Warley Pereira

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Compartilhe: 

    Tags: Informativos

    Leia também: