Prorrogação de Alvará de Pesquisa Mineral – Como e quando solicitar

Se você enfrentou problemas alheios a sua vontade para realizar pesquisa mineral autorizada pela Agência Nacional de Mineração, é possível prorrogar a validade do seu alvará de pesquisa junto ao órgão.

Para isso, basta cumprir algumas exigências:

– Protocolar o requerimento de prorrogação até 60 (sessenta) dias antes de se expirar o prazo de vigência do título;

– Apresentar relatório parcial de pesquisa;

– Apresentar justificativas para a prorrogação do prazo e/ou documentação legal que comprove impedimento de acesso à área de pesquisa.

A prorrogação poderá ser concedida por, no máximo, período igual ao inicialmente outorgado, com base na avaliação do desenvolvimento dos trabalhos e das justificativas.

Obrigações Fazendárias

Vale ressaltar que, para que o pedido de prorrogação seja analisado, é preciso estar em dia com suas obrigações fazendárias. O titular detentor da guia de utilização não pode estar inscrito em dívida ativa por débito referente à CFEM, nem estar devendo a taxa anual por hectare.

Em casos especiais é possível solicitar mais de uma prorrogação do prazo da autorização de pesquisa, exclusivamente nas hipóteses de impedimento de acesso à área de pesquisa, de falta de assentimento ou de licença do órgão ambiental competente.

Basta que o titular apresente, além dos documentos acima citados, comprovações de que:

– Atendeu às diligências e às notificações promovidas no curso do processo de avaliação judicial ou determinadas pelo órgão ambiental competente, conforme a hipótese;

– Não contribuiu, por ação ou omissão, para a falta de ingresso na área ou de expedição do assentimento ou da licença ambiental.

Precisa prorrogar o seu alvará de pesquisa mineral ou ainda tem dúvidas se o seu caso cumpre todas as exigências necessárias?

FALE CONOSCO

 

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.