Guarda parques do Parque Estadual da Pedra Branca participam de curso de operador de drones

Guarda-parques do Parque Estadual da Pedra Branca, situado na Zona Oeste do Rio e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participaram neste domingo (15/01) do curso de operador de drones oferecido pelo Mosaico Carioca de Áreas Protegidas.

O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas faz parte de um programa incentivado pelo Ministério do Meio Ambiente com base jurídica através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Os drones (equipamentos aéreos não tripulados e controlados remotamente) serão utilizados com a finalidade de monitorar áreas degradadas e será fundamental para detectar focos de incêndio.

O curso, que aconteceu no Parque Nacional da Tijuca, na Zona Norte teve a duração de 9h. As aulas foram divididas em parte teórica, conhecimento de equipamento e parte prática, com operação dos drones. Os guarda-parques receberam certificado de conclusão de curso e já estão aptos para manusearem os equipamentos.

O Parque Estadual da Pedra Branca abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Taquara, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Guaratiba, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Jardim Sulacap e Senador Vasconcelos.

A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo. A unidade de conservação integra o Mosaico Carioca de Áreas Protegidas.

 

fonte: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Noticias/INEA0133544&lang=#ad-image-1 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Compartilhe: 

    Tags: Meio Ambiente e Sustentabilidade

    Leia também: