Regime de licenciamento: conheça as vantagens e saiba como requerer

O regime de licenciamento é um processo no qual minérios empregados diretamente na construção civil podem ser aproveitados. São eles:

-Areia, cascalho e saibro, quando utilizados in natura na construção civil e no preparo de agregado e argamassas;

-Material sílico-argiloso, cascalho e saibro empregados como material de empréstimo;

-Rochas, quando aparelhadas para paralelepípedos, guias, sarjetas, moirões ou lajes para calçamento;

-Rochas, quando britadas para uso imediato na construção civil e os calcários empregados como corretivos de solo na agricultura;

– Argilas para indústrias diversas;

– Rochas ornamentais e de revestimento;

– Carbonatos de cálcio e de magnésio empregados em indústrias diversas.

Obtenção de Título

A obtenção desse título junto à Agência Nacional de Mineração é bem mais rápida, uma vez que todos os trâmites ocorrem nas gerências regionais.

Além disso, não é preciso solicitar alvará de pesquisa, nem apresentar relatório final de pesquisa, simplificando e agilizando o início da lavra.

Por outro lado, depende de licença municipal emitida pela prefeitura, anuência do proprietário da propriedade rural e a licença ambiental para regularizar o empreendimento mineral.

O aproveitamento mineral por licenciamento fica restrito à área máxima de cinquenta hectares (50 ha), e é facultado, exclusivamente, ao proprietário do solo ou a quem dele obtiver expressa autorização.

Quem pode requerer?

O registro de licença pode ser requerido por brasileiros, pessoa natural, firma individual ou empresas legalmente habilitadas.

Para as áreas pretendidas é importante verificar se área e está livre e suas limitações de uso ambiental.

Quais os procedimentos necessários para esse tipo de registro?

Os procedimentos para obter regime de licenciamento são mais simples e possuem menos etapas. São elas:

  1. Requerimento de registro de licenciamento; 2. Outorga do registro de licenciamento (condicionada à apresentação da licença ambiental expedida pelo órgão ambiental competente).

Qual a documentação necessária para realizar o Requerimento de Licença?

  1. Requerimento eletrônico via Protocolo Digital;
  2. Licença da prefeitura do município que esteja a área licenciada;
  3. Memorial explicativo das atividades de produção mineral ou plano de aproveitamento (PAE) econômico*;
  4. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  5. Autorização do proprietário do solo;
  6. Comprovante de pagamento de emolumentos.

Atenção: O PAE somente é necessário quando tiver desmonte de rochas por explosivos ou unidades de beneficiamento mineral, menos quando tiver somente operação de peneiramento.

Saiba mais

  1. Decreto-Lei N° 227, de 28/02/1967, DOU de 28/02/1967. Dá nova redação ao Decreto-Lei n° 1.985, de 29 de janeiro de 1940 (Código de Minas);
  2. Lei N° 6567, de 24/09/1978, DOU de 26/09/1978. Dispõe sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais que especifica e dá outras providências. (Regime de Licenciamento);
  3. Portaria DNPM nº 155, de 12 de maio de 2016. Publicada no DOU de 17 de maio de 2016;
  4. DECRETO Nº 9.406, DE 12 DE JUNHO DE 2018 –  Regulamenta o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967, a Lei nº 6.567, de 24 de setembro de 1978, a Lei nº 7.805, de 18 de julho de 1989, e a Lei nº 13.575, de 26 de dezembro de 2017;
  5. Resolução ANM nº 16, de 25 de setembro de 2019 – Institui e regulamenta o protocolo digital, o módulo de peticionamento eletrônico do SEI (sistema eletrônico de informações), o SEI e define normas, rotinas e procedimentos de instrução do processo eletrônico.  ​
  6. LEI Nº 13.975, DE 7 DE JANEIRO DE 2020. Altera a Lei nº 6.567, de 24 de setembro de 1978, para incluir a exploração de rochas ornamentais e de revestimento e de carbonatos de cálcio e de magnésio no regime de licenciamento ou de autorização e concessão.

Precisa de ajuda para dar entrada no seu requerimento de regime de licenciamento?

Basta clicar no link a seguir:

FALE CONOSCO

 

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.